Looking For Anything Specific?

ads header

Gêneros Literários

Olá galerinha, hoje o nosso post é sobre "gêneros literários", vocês sabem o que é isso?
Gênero literário é o conteúdo e a estrutura do texto. Desde os artistas clássicos até os dias atuais existe uma classificação "global" para os diversos gêneros são eles: lírico, épico e dramático. A partir desses encontramos as mais diferentes subdivisões.
Neste post, eu vou apresentar para vocês alguns gêneros literários que tratamos aqui no blog, ou que você pode encontrar por ai e não saber o significado.

Ação: Geralmente prende o leitor do começo ao fim por conter situações tensas ou de perigo. Quando são de gêneros romance/ação então? Nossos queridinhos! 

Aventura: Esse gênero é caracterizado por personagens esteriotipados como heróis valentes e vilões. Os personagens lutam para conquistar alguma coisa e no decorrer do enredo eles apresentam alguma transformação. 

Chick-lits: Ficção feminina que aborda questões das mulheres modernas. Retrata a mulher moderna e independente. Geralmente está incluso no romance e tem característica de ser leve e divertido. 

Clássicos: Gênero que representa livros que ficaram marcados na história, seja por representarem costumes de certo tempo, ou por terem causado grande repercussão em determinada época. 

Comédia: Narrativa cômica, que causa riso no leitor. Existe a presença de ações leves que despertam a vontade de sorrir. 

Distopia: Caracterizadas pelo totalitarismo, autoritarismo, opressivo controle da sociedade. Também acontecem em tempos futuros. 

Drama: Qualquer narrativa que incorpore confilto ou atrito. Na história do gênero drama situações "sérias" compatíveis com a vida real se desenrolam. Acontecimentos complicados que podem desencadear dor, angústia, sofrimento.

Erótico: Utiliza o erotismo para despertar ou instruir o leitor sobre práticas sexuais.

Fantasia: Os acontecimentos aqui retratados diferem dos que acontecem na realidade, geralmente abordam seres sobrenaturais. 

Ficção científica: Lida com o impacto da ciência, tanto verdadeira como imaginada, sobre a sociedade ou os indivíduos. 

História em Quadrinhos (HQ): Apresenta texto e imagem que estabelecem uma ideia de complementaridade.

Lad lit: são livros onde os narradores são homens, e eles são os responsáveis por deserolar histórias como um romance, por exemplo. 

Literatura infantil: Dedicado aos baixinhos, tem um enrredo mais leve e educativo. Contém também situações conditidianas da criança ou estórias de personagens infantis. 

Literatura infanto-juvenil: Dedicada especialmente às crianças e jovens adolescentes, deve ser de fácil entendimento, e que os estimule sempre a querer ler. 

Mistério: como o próprio nome já diz esse gênero trabalha ações misteriosas que instigam o leitor a querer sempre saber o que está por vir.

New Adult: Está ganhando cada vez mais espaço, pois apresenta histórias para jovens e são delimitados por assuntos que estão presentes em nossa sociedade, como drogas, álcool, primeiro emprego, faculdade, sexo...

Poesia: Retrata algo em que tudo pode acontecer, dependendo da imaginação. 

Romance: São histórias longas e complexas, onde existe a participação de personagens protagonistas e secundários. No romance há parelelo entre inúmeras ações.

Terror: São histórias desenvolvidas afim de assustar o leitor. Mostram fatos, muitas vezes sobrenaturais, que causam medo e aterrorizam o espectador.  


Yandra Kelline Brandão Braga

Postar um comentário

0 Comentários